HIDROMÉIS

O hidromel é, certamente, a bebida alcoólica mais antiga da humanidade. Feito originalmente de água e mel fermentados, sua descrição mais antiga pode ser encontrada no Rig-Veda, o Livro dos Hinos dos hindus, datando de cerca de 1.700 a 1.100 a.C.. Chamado de "bebida dos deuses", o hidromel está presente em mitologias por todo o mundo.

Comumente, aqueles que conhecem o hidromel imediatamente se lembram dos vikings. Mas, ao contrário do que muitos pensam, eles não foram os criadores, nem os principais consumidores desta bebida. Acredita-se que o hidromel tenha sido fabricado inicialmente nas savanas africanas, de forma acidental, quando colméias eram inundadas e a fermentação acontecia naturalmente. Com a constante migração de pessoas indo da África para outros continentes, o conhecimento sobre o hidromel se espalhou pelo mundo.

Hoje em dia, o hidromel se faz presente no nosso cotidiano com a expressão "lua-de-mel". A origem deste termo está na tradição antiga de dar aos recém casados hidromel o suficiente para durar uma lua, equivalente a um mês, que era o período em que iriam se recolher presumidamente para criar um herdeiro de seu nome